Como Desenhar Corpos Masculinos e Femininos?
Uma das partes mais divertidas da jornada de qualquer artista é quando ele alcança um nível de conhecimento suficiente para começar a desenhar de imaginação.
E quando falamos da criação de personagens, isso é ainda
mais especial.
Quando essa fase chega, quase todo mundo começa desenhando
apenas bustos, mas logo a vontade de desenhar
personagens de corpo inteiro surge.
Então você percebe que, bom... isso não é tão fácil quanto
parece.
Mas eu garanto que, com um pouco de dedicação e a técnica
certa, você vai ser capaz de desenhar
qualquer tipo de personagem (em qualquer tipo de pose) mais cedo do que
imagina!
E é por isso que no post de hoje eu vou compartilhar com
vocês a técnica que aprendi no início da minha jornada para desenhar meus
primeiros personagens.
Essa técnica é composta por 3 etapas e eu recomendo que
você passe, pelo menos, uma semana
estudando cada uma delas separadamente.
Pode parecer chato no começo, mas eu tenho certeza absoluta
que você vai me agradecer depois!
Dito isto, vamos para a primeira etapa!
Estrutura e Proporção
Assim como uma casa precisa de alicerces, seus personagens
também vão precisar de uma estrutura
básica para ganharem forma.
Algumas pessoas gostam de fazer isso utilizando caixas,
outras gostam de utilizar formas orgânicas... mas o que funciona pra mim é utilizar formas geométricas.
Cubos, triângulos, cilindros. Todas as partes do corpo
humano podem ser facilmente simplificadas dessa forma.
E o melhor de tudo, você consegue visualizar o corpo em 3
dimensões sem se distrair com detalhes irrelevantes.
Mas eu recomendo que você teste diferentes formas de criar a estrutura base dos seus personagens até encontrar uma que seja mais fácil pra você.
Afinal, nem tudo o que funciona pra mim vai funcionar pra todo
mundo.
O importante é que você desenvolva a habilidade de esboçar a forma principal do seu personagem com
rapidez e eficiência.
Mas saber esboçar a forma de um corpo humano não serve de muita coisa se você não souber quais são as proporções de um corpo.
E para facilitar as coisas, você pode criar personagens com
a proporção de 8 cabeças.
Essa é uma proporção muito útil, porque você pode fazer divisões exatas e encontrar as posições de partes importantes do corpo com mais facilidade.
Eu explico tudo isso melhor no vídeo abaixo, mas resumindo...
Dividindo o corpo em 8 partes iguais:
- 1ª parte: cabeça;
- 2ª parte: pescoço e ombros;
- 3ª parte: peitoral, cintura e braços;
- 4º parte: barriga, pelve e antebraços;
- 5ª parte: coxas e mãos;
- 6ª parte: joelhos;
- 7ª e 8ª partes: panturrilhas e tornozelos.
- Os pés podem ficar fora das 8 partes.
Essa é uma proporção que deixa os personagens bem alongados, quase como Top Models. Mas
ainda assim é a melhor proporção para iniciantes.
Com o tempo e a prática você irá naturalmente adequando essas proporções para
diferentes tipos de personagens.
[INCLUIR VIDEO AQUI]
Anatomia e Músculos
Desenhar músculos é, provavelmente, a parte mais desafiante
na hora de desenhar personagens. Isso porque, temos a tendência em acreditar
que precisamos conhecer todos os músculos
do corpo humano para saber desenhá-los bem.
Mas a verdade é que, a não ser que você seja artista e
médico, não é necessário conhecer todos os músculos.
Ao invés disso, tudo o que você precisa é saber quais são os principais grupos musculares de cada
parte do corpo.
Eu também já gravei um
vídeo completinho sobre o assunto, mas para exemplificar a leitura, dê uma
olhadinha na imagem abaixo.
Essa é a forma como eu simplifico a anatomia dos meus personagens.
Sabendo a forma e a localização desses grupos musculares,
fica muito mais fácil adicioná-los ao
esboço dos meus desenhos, mesmo em poses mais complexas.
[INCLUIR VIDEO AQUI]
Gestual
Particularmente, o gestual é a minha parte preferida na
hora de desenhar personagens. Isso porque, é
o gestual que dá “vida” e movimento para as poses.
Aliás, não apenas para poses, mas para qualquer coisa!
Em poucas palavras, gestual é o “fluxo dos movimentos”, facilmente identificado através das curvas.
Ou seja, quanto mais curvas, mais movimento!
E nós podemos adicionar essas curvas gestuais em
absolutamente tudo: árvores, prédios, esculturas, mosaicos.
Já imaginou como seria o calçadão de Copacabana se as
pedras estivessem em linha reta?
[INCLUIR IMAGEM AQUI – calçadão de Copacabana]
Porém, muitas vezes nós não temos uma noção real dos
limites de flexibilidade do corpo humano e acabamos criando gestuais
humanamente impossíveis.
Por isso, não apenas o estudo de gestual a partir de
referências é importante, como também o estudo de ossos e articulações.
Então, continue estudando
anatomia regularmente, mesmo que o seu objetivo seja desenhar no estilo semirrealista
ou cartoon.
[INCLUIR VIDEO AQUI]
Com essas três etapas você conseguirá desenhar qualquer tipo de personagem em qualquer tipo de
pose. Eu garanto!
Bom, confesso que hoje em dia o meu processo é um pouquinho
diferente, mas a base permanece a mesma.
E como a prática leva a perfeição, em pouco tempo você também
poderá ir adaptando o processo às suas
necessidades.
Por isso, continue praticando!
0 comments