Como Desenhar Corpos Masculinos e Femininos?

By Jessica Sant'Anna - setembro 10, 2024

 Uma das partes mais divertidas da jornada de qualquer artista é quando ele alcança um nível de conhecimento suficiente para começar a desenhar de imaginação.

E quando falamos da criação de personagens, isso é ainda mais especial.

Quando essa fase chega, quase todo mundo começa desenhando apenas bustos, mas logo a vontade de desenhar personagens de corpo inteiro surge.

Então você percebe que, bom... isso não é tão fácil quanto parece.

Mas eu garanto que, com um pouco de dedicação e a técnica certa, você vai ser capaz de desenhar qualquer tipo de personagem (em qualquer tipo de pose) mais cedo do que imagina!

E é por isso que no post de hoje eu vou compartilhar com vocês a técnica que aprendi no início da minha jornada para desenhar meus primeiros personagens.

Essa técnica é composta por 3 etapas e eu recomendo que você passe, pelo menos, uma semana estudando cada uma delas separadamente.

Pode parecer chato no começo, mas eu tenho certeza absoluta que você vai me agradecer depois!

Dito isto, vamos para a primeira etapa!

Estrutura e Proporção

Assim como uma casa precisa de alicerces, seus personagens também vão precisar de uma estrutura básica para ganharem forma.

Algumas pessoas gostam de fazer isso utilizando caixas, outras gostam de utilizar formas orgânicas... mas o que funciona pra mim é utilizar formas geométricas.

Cubos, triângulos, cilindros. Todas as partes do corpo humano podem ser facilmente simplificadas dessa forma.

E o melhor de tudo, você consegue visualizar o corpo em 3 dimensões sem se distrair com detalhes irrelevantes.


Mas eu recomendo que você teste diferentes formas de criar a estrutura base dos seus personagens até encontrar uma que seja mais fácil pra você.

Afinal, nem tudo o que funciona pra mim vai funcionar pra todo mundo.

O importante é que você desenvolva a habilidade de esboçar a forma principal do seu personagem com rapidez e eficiência.


Mas saber esboçar a forma de um corpo humano não serve de muita coisa se você não souber quais são as proporções de um corpo.

E para facilitar as coisas, você pode criar personagens com a proporção de 8 cabeças.


Essa é uma proporção muito útil, porque você pode fazer divisões exatas e encontrar as posições de partes importantes do corpo com mais facilidade.

Eu explico tudo isso melhor no vídeo abaixo, mas resumindo...

Dividindo o corpo em 8 partes iguais:

  • 1ª parte: cabeça;
  • 2ª parte: pescoço e ombros;
  • 3ª parte: peitoral, cintura e braços;
  • 4º parte: barriga, pelve e antebraços;
  • 5ª parte: coxas e mãos;
  • 6ª parte: joelhos;
  • 7ª e 8ª partes: panturrilhas e tornozelos.
  • Os pés podem ficar fora das 8 partes.

Essa é uma proporção que deixa os personagens bem alongados, quase como Top Models. Mas ainda assim é a melhor proporção para iniciantes.

Com o tempo e a prática você irá naturalmente adequando essas proporções para diferentes tipos de personagens.

[INCLUIR VIDEO AQUI]

Anatomia e Músculos

Desenhar músculos é, provavelmente, a parte mais desafiante na hora de desenhar personagens. Isso porque, temos a tendência em acreditar que precisamos conhecer todos os músculos do corpo humano para saber desenhá-los bem.

Mas a verdade é que, a não ser que você seja artista e médico, não é necessário conhecer todos os músculos.

Ao invés disso, tudo o que você precisa é saber quais são os principais grupos musculares de cada parte do corpo.

Eu também já gravei um vídeo completinho sobre o assunto, mas para exemplificar a leitura, dê uma olhadinha na imagem abaixo.


Essa é a forma como eu simplifico a anatomia dos meus personagens.

Sabendo a forma e a localização desses grupos musculares, fica muito mais fácil adicioná-los ao esboço dos meus desenhos, mesmo em poses mais complexas.

[INCLUIR VIDEO AQUI]

Gestual

Particularmente, o gestual é a minha parte preferida na hora de desenhar personagens. Isso porque, é o gestual que dá “vida” e movimento para as poses.

Aliás, não apenas para poses, mas para qualquer coisa!

Em poucas palavras, gestual é o “fluxo dos movimentos”, facilmente identificado através das curvas.

Ou seja, quanto mais curvas, mais movimento!

E nós podemos adicionar essas curvas gestuais em absolutamente tudo: árvores, prédios, esculturas, mosaicos.

Já imaginou como seria o calçadão de Copacabana se as pedras estivessem em linha reta?

[INCLUIR IMAGEM AQUI – calçadão de Copacabana]

Porém, muitas vezes nós não temos uma noção real dos limites de flexibilidade do corpo humano e acabamos criando gestuais humanamente impossíveis.

Por isso, não apenas o estudo de gestual a partir de referências é importante, como também o estudo de ossos e articulações.

Então, continue estudando anatomia regularmente, mesmo que o seu objetivo seja desenhar no estilo semirrealista ou cartoon.

[INCLUIR VIDEO AQUI]

 

Com essas três etapas você conseguirá desenhar qualquer tipo de personagem em qualquer tipo de pose. Eu garanto!

Bom, confesso que hoje em dia o meu processo é um pouquinho diferente, mas a base permanece a mesma.

E como a prática leva a perfeição, em pouco tempo você também poderá ir adaptando o processo às suas necessidades.

Por isso, continue praticando!

 


  • Share:

You Might Also Like

0 comments