Como Estudar Anatomia de um Jeito Inteligente

By Jessica Sant'Anna - setembro 09, 2024

 


Se você está interessado em aprender a desenhar personagens, uma das habilidades primordiais que precisará desenvolver é o desenho de corpos e poses.

E para aprender a desenhar poses, saber anatomia é fundamental.

Por isso, no post de hoje eu vou compartilhar algumas dicas que aprendi ao longo dos anos e que me ajudaram a progredir mais rápido no estudo de anatomia para desenho.

Sempre lembrando que nada do que você lerá aqui é uma regra, ou que vá funcionar para todo mundo. Essas são apenas dicas de coisas que funcionaram para mim e que podem funcionar para você também.

Avisos dados, vamos para as dicas!

Tenha um foco

No início dos meus estudos, eu tinha muita dificuldade em estudar anatomia, principalmente porque eu associava o estudo de anatomia com o estudo de gestual.

E vamos combinar, pode ser bem assustador a ideia de desenhar uma pose em 30 segundos, sendo que você nunca conseguiu desenhar nada decente em menos de 1h.

Mas com o tempo eu entendi que o estudo do gestual é só parte de algo muito maior que é justamente o estudo de anatomia.

Por isso, quem está começando precisa ter um foco bem definido e saber exatamente o que quer estudar em cada sessão.

Porque cada aspecto do desenho de anatomia requer uma abordagem diferente.

Se no estudo de gestual velocidade é importante, no estudo da musculatura o que importa é a observação. Ou seja, em um você precisa ser rápido e no outro detalhista.

E como existem muitos aspectos no estudo de anatomia, você vai precisar de muitas sessões individuais até se sentir confortável para estudar tudo de uma só vez.

Minha recomendação é: comece estudando proporção e estrutura, depois passe para a musculatura, depois estude gestual e por fim refine seu conhecimento com o estudo dos ossos e articulações.

Estude o corpo humano por partes

Outro erro que dificultou muito o meu progresso foi querer estudar o corpo humano por inteiro, ao invés de dividir o meu estudo por partes.

É obvio que, apesar de extremamente flexível, nosso corpo é interconectado e uma parte vai sempre depender da outra.

Mas para estudar certos aspectos da anatomia, como estrutura e musculatura, essa interconexão pode ser ignorada momentaneamente.

Por isso, comece seu estudo de anatomia por áreas e só estude o corpo por completo quando se sentir confortável para isso.

Uma boa divisão para se fazer é: cabeça e pescoço, tronco (torso + pelve) e membros (superiores + inferiores).

Os ossos também são importantes!

Como eu disse um pouco acima, estudar os ossos e as articulações ajuda a refinar o seu aprendizado e deixá-lo mais completo.

E isso acontece porque são os ossos que controlam os nossos movimentos.

Ou seja, para desenhar poses mais naturais e “humanas”, você precisa conhecer os limites de movimentação dos ossos (até onde o corpo pode dobrar, torcer, esticar...).

Infelizmente muitos artistas negligenciam esse tipo de estudo, principalmente aqueles que desenham semirrealismo e cartoon.

Mas vai por mim, é justamente esse conhecimento que vai te ajudar a criar poses menos “robóticas”, rígidas e artificiais.

Simplifique sempre que puder

Já que falamos em semirrealismo e cartoon, vale destacar uma dica importante:

Quem não desenha realismo não precisa ter um conhecimento profundo em anatomia, ok?

É óbvio que, quanto mais conhecimento você tiver, melhor artista você será. Mas, se você está lendo esse post, eu suponho que você ainda esteja no início dos seus estudos.

Então, aprenda a andar antes de querer correr.

Aprenda apenas o que você precisa aprender para se tornar bom no estilo de desenho que você quer criar e simplifique todo o resto.

Simplifique tudo o que puder, sempre que puder.

E quando sentir que é hora de aprofundar os seus conhecimentos, dê dois passos para trás e aprenda o que ainda precisa ser aprendido.

 

E essas são as minhas principais dicas para quem quer aprender anatomia de um jeito simples e inteligente.

Mas a minha principal dica sempre será:

Tenha paciência!

A pior coisa que um iniciante pode fazer por si mesmo é querer ter as mesmas habilidades de um veterano.

Por isso, aprenda a valorizar cada pequeno avanço que você faz, mesmo que ainda não seja o suficiente para o tipo de arte que você deseja criar.

Pra se tornar um artista cada vez mais completo, você vai precisar aprender cada vez mais coisas.

E pra aprender cada vez mais coisas, é preciso tempo.

Então, se dê esse tempo e continue progredindo!

  • Share:

You Might Also Like

0 comments